On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Dêixis em linguística refere-se a palavras e frases, como "eu" ou "aqui", que não podem ser totalmente compreendidas sem informações contextuais — nesse caso, a identidade do falante ("eu") e a localização do mesmo ("aqui"). As palavras são deíticas se o seu significado semântico for fixo, mas o seu significado indicado variar dependendo do tempo e/ou local. Palavras ou frases que requerem informações contextuais para transmitir qualquer significado — por exemplo, em inglês pronomes — são deíticas. Dêixis está intimamente relacionado a anáfora e à indexicalidade. Embora aqui se apresente a dêixis na linguagem falada, o conceito é aplicável também à linguagem escrita, gestos e meios de comunicação também. Em antropologia linguística, a dêixis é tratada como uma subclasse específica do fenômeno mais geral da semiótica de indexicalidade, um sinal de "apontando para" algum aspecto de seu contexto de ocorrência.
A dêixis é uma característica (até certo ponto) de toda a linguagem natural. A origem do termo é em grego clássico: δεῖξις; romaniz.: deixadas – trad.: “exibição, demonstração ou referência”, tendo sido o significado ponto de referência na linguística contemporânea tomado de Chrysippus.